Jet Li é considerado como um gênio das artes marciais. Na escola primária, participou de um curso afim e em virtude de seu excelente comportamento, foi selecionado pelo treinador do Grupo de Artes Marciais de Beijing. Aí, Jet Li virou um esportista. Recordando os dias da infância, Li disse que não tinha ambições e o único desejo é assumir os encargos familiares para sua mãe.
"Naquela época não tinha ambições e a única coisa que queria era ganhar rapidamente dinheiro para assumir os encargos familiares da minha mãe. Queria que ela se orgulhasse por ter um filho como eu, pois perdi o pai muito cedo".
Os resultados não tardaram a chegar . Alguns anos depois (de 1974 a 1979) Jet Li já havia conquistado 5 medalhas de ouro no campeonato nacional de kung fu Wu Shu. Jet foi cinco vezes campeão sucessivamente nesse campeonato. Ele fez parte também da primeira equipe oficial chinesa de demonstração do kung fu a visitar outros países . Tendo se apresentado inclusive na casa branca na época do presidente Nixon.
Treinando sempre com vontade e determinação, Jet Li queria mais, muito mais. Ainda na década de 70 Jet alcançou o cobiçado cargo de treinador oficial de kung fu Wu Shu na China. Mas isso ainda não era o suficiente para o determinado Jet.
Finalmente em 1981 veio o grande reconhecimento e Jet Li foi convidado a estrelar o filme SHAO LIN TEMPLE .Na tv brasileira este filme foi exibido com o titulo de O TEMPLO DOS CAMPEÕES; nos cinemas com o titulo de O TEMPLO SHAO LIN. As locações de filmagens foram na província de Ho Nan. Local do verdadeiro templo Shao Lin e onde também foram filmadas as melhores cenas do filme.
O filme foi um grande sucesso mundial e projetou Jet Li como uma grande revelação do kung fu a nível global. Quando de seu lançamento , o filme quebrou records de bilheteria em Hong-Kong, Coréia e bairros chineses de todo o mundo em filmes desse gênero. Da noite para o dia Jet Li tornou-se um astro e as pessoas o reconheciam nas ruas ou em qualquer lugar que fosse.
Jet ao chegar em casa, passou então a encontrar filas de pessoas a espera de um autografo ou simplesmente um aperto mão.
E ele sempre atendia a todos na medida do possível. Não tardou e logo Jet Li estava de novo nos sets de filmagem em seu segundo filme. Uma comédia intitulada KIDS FROM SHAOLIN.
KIDS FROM SHAOLIN , não teve o mesmo sucesso que O TEMPLO SHAOLIN, mas teve uma aceitação bastante razoável e uma boa bilheteria.
MARTIAL ARTS OF SHAOLIN O terceiro filme de Jet foi a parte final da trilogia de O TEMPLO DE SHAOLIN. No período de filmagens houve muitos problemas principalmente entre Jet e o diretor Liu Chian. Mas problemas a parte, o filme teve também uma ótima bilheteria e muito boas seqüências de lutas coreografadas.
Jet Li então já bastante famoso nos países asiáticos decidiu dirigir sua própria produção na qual ele era também o ator principal. Seu primeiro filme como diretor BORN TO DEFENSE, com uma história que se passava na 2a guerra mundial , não teve boa aceitação de critica e bilheteria. Jet interpretava um jovem soldado lutador de ringue. O próprio Jet detestou o filme, teve muito prejuízo com ele e ficou muito desapontado com sigo mesmo. Nos 2 anos seguintes Jet tentou exaustivamente conseguir cidadania americana, confiante de que nos Estados Unidos teria muito mais liberdade de expressão para mostrar sua arte e suas idéias.
Já no ocidente participou timidamente de DRAGON FIGHT do diretor Lo Wei, co-estrelado pelo então desconhecido Chow Sing Chi.
Em ONCE UPON A TIME IN CHINA Jet participou ativamente do processo de pré produção e direção O filme foi um enorme sucesso de publico e critica a nível mundial , isso resultou em mais seqüências de ONCE UPON A TIME IN CHINA .
Com muita empolgação, a industria cinematográfica de Hong- Kong passou a ver com outros olhos os filmes de kung fu tradicional que estavam a muito esquecidos; e é claro, o nome de Jet Li sempre estava no topo das listas de prioridade para essas produções.
Todos eram unânimes em afirmar que Jet deveria fazer SWORDSMAN 2 INVINCIBLE DAWN . Quando o filme foi lançado em Taiwan foi exibido em 86 cinemas.
1993 seria o grande ano para Jet Li. Ele montou sua própria companhia de produção e produziu o fabuloso FONG SAI YUK. Jet havia novamente conseguido um grande sucesso, e a seqüência FONG SAI YUK 2 , foi feita. Embora agradável essa seqüência não agradou tanto quanto o filme anterior. Entre esses dois filme Jet participou de uma co-produção com os irmãos Heung em "Mister Dragon in god of gamblers", com direção do rei da comédia Wong Jing ( Jackie Chan's Drunken e Snake in the eagles shadow). Uma mistura bem feita entre comédia e kung fu.
As cenas de lutas foram dirigidas pelo veterano Yuen Woo Ping ( Jackies Chan's DRUNKEN MASTER e SNAKE IN THE EAGLE'S SHADOW).
Em seu filme seguinte , TAI CHI MASTER, Jet convidou novamente Yuen Woo Ping para cuidar da direção onde ele representou Chang San Fong o verdadeiro criador do Tai Chi (Taiji). Em 1994 viria então kung fu CULT MASTER com o fabuloso Samo Hung. Nos últimos anos Jet tem trabalhado bastante. Em 1995 chegou a realizar 5 filmes, entre eles uma versão do clássico Fist of Fury (do inesquecível Bruce Lee) onde Jet tem um desempenho brilhante.
Este filme causou tão boa impressão em Quentin Tarantino (famoso diretor americano), que ele acabou comprando os direitos para exibição e distribuição nos Estados Unidos.
Jet faria ainda muitos filmes chamados:" gênero de ação em dias atuais".
Como : BODYGUARD FROM BEIJING, MAY FATER IS A HERO , HIGH RISK e DR WAI IN 'THE SCRIPTURES WITH NO WORDS.
Em 1998 seria novamente um ano muito importante para Jet Li .
Convidado a participar de MAQUINA MORTÍFERA IV ao lado dos super-astros de Hollywood, Mel Gibson e Danny Clover, Jet confessou que sentiu um certo frio na barriga ao imaginar-se em Hollywood trabalhando com os melhores do mundo na arte cinematográfica e contracenando com atores de tamanha fama. Mas para ele seria a grande chance de sua vida e não poderia haver falhas. Jet trabalhou exaustivamente nas sequencias de luta que faria e as pessoas nos set's de filmagem ficavam impressionadas ao verem a habilidade e vigor físico de Jet.
Depois de prontas as cenas todos ficaram muito satisfeitos com os resultados finais. Apesar de não ter tantas sequencias de lutas, o filme foi bem de bilheteria e critica e ficou marcado pela boa participação de Jet Li como o maldoso vilão do filme.
Seu primeiro filme de Hollywood papel principal graças a Joel Silver que ficou impressionado com o potencial de Li em filmes de ação e convidou-o para o papel principal em "Romeu tem que Morrer", onde a outra figura de destaque era a falecida actriz e cantora Aaliyah.
Jet Li recebeu o convite de Ang Lee para assumir o papel de Li Mu Bai no fabuloso épico de artes marciais "O Tigre e o Dragão". Jet Li recusou a proposta pois tinha prometido à esposa que não trabalharia durante a gravidez desta. Li Mu Bai viria ser excelentemente desempenhado por Chow Yun-Fat. Jet Li casou-se duas vezes, tendo quatro filhos.
Continuando o seu périplo pelo Ocidente, Jet Li viria a co-protagonizar com a aclamada atriz Bridget Fonda " O Beijo do Dragão", lutaria contra si próprio em "O Confronto" e embarcaria num duelo com Mark DaCascos em "Jet Li: Contra o tempo", filme onde entra igualmente o rapper DMX.
Voltaria à China para interpretar o fabuloso papel de "Nameless" no maior épico de artes marciais jamais feito, "Herói". Apesar de a película ter estreado na China em 2002 e Li ainda viria a ter a oportunidade de contracenar com a lenda Morgan Freeman e com o conceituado Bob Hoskins em "Danny the Dog - Cão de Briga".
Em 2006, chegou a confirmar que "O Mestre das Armas" seria o seu último filme de artes marcias, (tal fato pode ser visto nos extras do DVD) contradizendo isso dois anos depois, fazendo "O Reino Proibido" ao lado de Jackie Chan e "Os Mercenários" com Sylvester Stallone e outros veteranos em 2010. Também atuou no filme "Os Mercenários 2"
Inigualável na atualidade.O Bruce li da nossa época.
ResponderExcluirQue bom que Deus ajudou ele por que perde um pai bem sérdo e nem defisil
ResponderExcluir